Nossa chegada em Roma foi triunfal: há 25 anos não se tinha uma nevasca tão forte na cidade.
Isso touxe uma série de dificuldades - como a demora para conseguir o ônibus para chegar ao hotel - mas quem é turista se diverte de qualquer forma - e eu fiquei absolutamente encantada com o fenômeno da neve.
O mais interessante de Roma, em um resumo de quem não está com tanta vontade assim de se alongar no texto mas sim de compartilhar as fotos com os amigos, é que a cidade nos mostra efetivamente o que é a evolução da civilização - é a história sobre a história. É a coluna romana utilizada em uma igreja católica, passando de um templo a prédio público, de um prédio público a um novo edifício religioso.
Tanto o desprezo pelas construções antigas quanto o respeito por elas nos ensina algo - nos ensina que há momentos em que devemos ultrapassar os limites do conhecimento estabelecido, e destruir para reconstruir (como fizeram com os materiais retirados dos edifícios romanos para a construção do Vaticano) e ao mesmo tempo, momentos para reaproveitar o que foi feito e redescobrí-lo (como o próprio Renascimento).
Nos hospedamos no Bollo Apartments (http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g187791-d1417997-Reviews-Bollo_Apartments-Rome_Lazio.html), não tão interessante quanto o B&B de Florença, mas barato e próximo dos pontos turísticos.
Vale a pena conhecer, mesmo que pela internet, um pouquinho dos seguintes lugares:
Praça Navona - http://pt.wikipedia.org/wiki/Piazza_Navona
Panteão - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pante%C3%A3o_%28Roma%29
Fontana Di Trevi - http://pt.wikipedia.org/wiki/Fontana_di_Trevi
Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II - http://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_a_V%C3%ADtor_Emanuel_II_da_It%C3%A1lia
Fórum Romano - http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_Romano > especialmente Mercados de Trajano - http://en.wikipedia.org/wiki/Trajan%27s_Market
Coliseu - http://pt.wikipedia.org/wiki/Coliseu_de_Roma
Vaticano - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaticano
Mais sobre as diversas igrejas - http://www.oquesefaz.com/2011/01/03/as-minhas-igrejas-preferidas-de-roma/
Nenhum comentário:
Postar um comentário